04 novembro, 2009

Caspa - Acabe com este inconveniente

"Quando ouvimos falar em caspa pensamos logo naquela descamação e oleosidade excessiva que aparece no couro cabeludo, formando crostas de aspectos e cheiro desagradável e que coça. Essas escamas podem ser secas e aderidas ao couro cabeludo. Para que se tenha caspa é preciso que se tenha tendência , ou seja, certa predisposição".



A caspa não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos, tem períodos de melhoras e pioras, sendo que 50% dos brasileiros têm caspa pelo menos uma vez ao ano.A causa da caspa não está decisivamente estabelecida, podendo ser agravada pelo frio, transpiração, baixa freqüência de lavagem dos cabelos, estados de tensão nervosa que propiciam o aumento de microorganismos como bactérias e fungos no couro cabeludo, como o fungo Ptyrosporum ovale.Uma manifestação bastante precoce de caspa é a crosta Láctea do recém nascido, que são aquelas escamas, formando crostas bastante aderentes que se observa em alguns bebês. Muitas pessoas com caspa ficam evitando lavar a cabeça, com medo de que os cabelos caiam, ficando assim com os cabelos empastados, o que agrava ainda mais o quadro.Quando não tratada a tempo, a caspa pode levar à calvície, tanto em homens como em mulheres, portanto não só a hereditariedade influi no surgimento da calvície como se pensava, sendo a caspa uma delas.Como a caspa não tem cura definitiva, concluímos que a propriedade mais desejável de um xampu anticaspa é a remoção da caspa e a supressão da recorrência da mesma. Até a próxima utilização do produto.Não se deixe levar por propagandas enganosas, existe uma quantidade muito grande de xampus que prometem verdadeiros milagres contra a caspa, sendo que alguns, por conterem muitas substâncias químicas, podem até lesar os cabelos, se usados por muito tempo. Procure só usar um xampu receitado por um médico dermatologista, pois este profissional saberá qual o produto mais indicado, se este for o seu problema.Substâncias como o sulfato de selênio, zinco piridine, corticóides, ketoconazol e o octopirox (usados sob a forma de xampus, condicionadores ou tônicos capilares), tem sido usados com bons resultados no controle da caspa.O tratamento médico adequado e seguido corretamente pelo paciente controla ou mesmo acaba com a caspa; mas não para o resto da vida, pois em determinadas situações, ela pode voltar; mas isso não quer dizer que não devemos tratá-la, pois a falta do tratamento só vai contribuir pra agravá-la. No inverno a pele se torna mais oleosa, devido a maior atividade das glândulas sebáceas, por isso nesse período ela pode voltar nas pessoas que já têm propensão.

Dicas
Higiene: Lave periodicamente os cabelos, pois a higiene dos mesmos contribui para remoção de agentes poluidores como poeiras, resíduos industriais e elimina a oleosidade excessiva. Lavar a cabeça todo dia não causa queda de fios; apenas elimina os que iam cair de qualquer forma.

Alimentação
Procure uma alimentação saudável que inclua frutas, legumes, alimentos protéicos evitando o uso de gorduras animais e açucares em excesso, já que essas últimas agravam o quadro. A alimentação equilibrada é uma grande aliada , pois a caspa também tem relação com desnutrição e, distúrbios digestivos.

Bebidas Alcoólicas
O álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem no folículo piloso, ou seja, na raiz dos cabelos, causando desequilíbrio das glândulas sebáceas. É nessa região que estas glândulas passam a funcionar mais gerando a hipersecreção sebácea, que se deposita na superfície do couro cabeludo, formando a caspa.

Massagem Capilar
Faça uma automassagem com as mãos pressionando o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Gaste uns cinco minutos todos os dias para a automassagem, pois isto ativa a circulação no couro cabeludo.

Tensão
Combata situações de stress crônico ou seja, o excesso de tensão procurando relaxar. A tensão nervosa age negativamente levando a distúrbios gastrintestinais, cardiovasculares, psíquicos, baixa as defesas do sistema imunológico e também leva a problemas dermatológicos como a caspa.

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2727&ReturnCatID=666

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO